Nipon Sénior

Cuidados Domiciliares 24h por dia 365 dias por ano.

A atuação de enfermeiros e terapeutas  Nipon Sénior também é conhecida como assistência domiciliar, ou seja, é uma modalidade alternativa de hospitalização que consiste no auxilio, avaliação e assistência para com o paciente e até mesmo familiares.

O Home Care do Nipon Sénior  é uma alternativa de hospitalização muito mais forte e muito usado em países como os Estados Unidos e no Japão em Portugal vem ganhando muita aderência através de grandes hospitais e também de empresas que vendem esse tipo de serviço. Uma espécie de catálogo de profissionais especializados em home-care ou mais conhecido como assistência domiciliar.

Diferente da enfermagem hospitalar e da fisioterapia convencional  essa modalidade – o home care do Nipon Spa assume uma característica mais aberta a alternativas, não possuindo rotinas tão pragmáticas, atendendo a diferentes normas técnicas e muito mais suscetível a preceitos culturais, crenças e assim levando o profissional a uma adaptação de acordo com o paciente que está cuidando.

A ética para com os preceitos, crenças e cultura dos pacientes

A enfermagem / terapias domiciliares para ter sucesso e conseguir atingir seus objetivos de melhora, eficácia de tratamento e outros deve ser expressada e tratada como um regime de aprendizado, o enfermeiro/ terapeuta  começa a observar, compreender e capitar a necessidade de todos a sua volta para que assim possa ser inserido e inserir na vida de seus contratantes o essencial para a vida de seu paciente.

É nossa missão saber lidar com situações que fogem aos serviços prestados, com carinho e profissionalismo.

No domicilio o enfermeiro/ terapeuta pode se deparar com situações que lhe fogem do trabalho, assim para identificar quando pode intervir ou não é preciso ponderar os assuntos, conflitos e situações relacionadas ao ato de cuidar. É nesse cenário que podem surgir certas dúvidas.

Haverá uma reunião com os parentes do paciente onde nos passarão todo histórico clinico bem como relatórios médicos e se o paciente tem alguma restrição alimentar, depois  concluiremos o que é necessário a intervenção de outros tipos de profissionais cabe ao enfermeiro/ terapêuta  orientar a família do paciente, mas não forçá-la, caso seja identificado que não há um consenso o profissional deve se dirigir aos seus superiores.

Já referente à limpeza do domicilio, fica claro que os padrões de uma família comum não serão os mesmos que o de um hospital, ainda assim cabe a você profissional do Nipon Sénior  home-care orientar e estabelecer os padrões necessários que proporcionem a segurança necessária para que o paciente não seja exposto a riscos.

Normas essenciais para o profissional home-care

Técnicos aptos a realizar procedimentos técnico-científicos de Enfermagem que determinarão a forma de assistência, com vistas a discutir o dano, a invalidez e a reabilitação do paciente para retornar à sua vida normal;

• Alta complexidade: O paciente apresenta uma doença em curso e a assistência à sua saúde deve ser multiprofissional com internação domiciliar, garantindo um atendimento especializado em domicílio.

Protócolo a combinar de acordo com a reunião com a diretora técnica

Avaliaremos as condições do ambiente do paciente, de seu domicílio, durante todo o atendimento domiciliar,

  • Planejar o número de visitas que atenderão as necessidades do paciente;
  •  Deixar claro a todos os familiares e pacientes sobre as condutas do atendimento domiciliar; 
  • Buscar uma relação de ajuda mútua entre família e paciente
  • Realizar a cada visita o histórico de enfermagem, revisando os dados para possíveis alterações de condutas;
  • Revisar e acrescentar conforme a necessidade os diagnósticos de enfermagem e reabilitação motora  a cada visita domiciliar;
  • Encaminhar o paciente quando necessários a serviços especializados; 
  • Prescrever o protocolo e revisá-lo periodicamente observando as respostas do paciente às intervenções, conforme a reposta do cliente ao tratamento prepará-lo para alta do atendimento domiciliar;
  • Manter o paciente e familiar informados sobre o diagnóstico, respostas e evolução do paciente sobre o tratamento domiciliar;
  • Deixar claro sobre o contato (a Unidade de Saúde) ao qual o serviço está vinculado;
  •  Manter preenchidos e atualizados os registros no prontuário do paciente Coordenar call center; 
  • Orientar o cuidado e o cliente por meio do call center
  • Apoio logístico ao cuidado (materiais e recursos humanos);